Melhores Postagens

Posted by : Ennya sexta-feira, 1 de março de 2013




STUDIO GHIBLI






Ola Astorianos

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por não ter feito a indicação sexta-feira passada, realmente não tive tempo, mais espero compensar.
Hoje vou falar do Studio Ghibli, responsável pelas animações mais incríveis que já vi. O estúdio iniciou seus trabalhos em 1985 com a produção de Nausicaä do Vale do Vento um filme em animação do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, simplesmente um dos diretores do Studio, juntamente com  Isao Takahata. Eles queriam entrar no ramo de animações, porem com um estilo próprio, e é atualmente um dos mais conceituados estúdios de animação japonesa reconhecidos mundialmente, suas animações estão presentes em quase todas as premiações existentes, desde Animage até o Oscar.
Studio hoje conta com vários títulos em forma de longa-metragem, cada um deles com histórias fascinantes e únicas que deixam agente com os olhos grudados na TV até o ultimo segundo. É uma verdadeira fonte mágica jorrando inspiração e fascinação em cada cena, porem vou falar apenas dos que eu já vi e posso falar com certeza que vale a pena ser visto.

Meu visinho Totoro, ou meu amigo Totoro (1988), coincidentemente ou não, esse é o mais antigo da lista e o primeiro que eu tive o prazer de assistir. A animação conta a histórias de duas meninas, Satsuki e Mei que acabaram de se mudar para uma casa nova com o pai, enquanto a sua mãe doente permanece no hospital. Para a surpresa de ambas, elas acham que compartilham esta casa com algumas criaturas bastante incomuns, até que uma delas tropeça no oco de uma árvore enorme e conhece um personagem gigante e peludo chamado Totoro. Totoro e seus amigos não podem ser vistos por adultos, apenas pelas crianças que têm a capacidade de acreditar neles. Então vivem varias aventuras com essas criaturas fantásticas e magníficas.





A princesa Mononoke (1997), conta a história de Ashitaka um príncipe guerreiro de uma tribo quase extinta que salva o seu povo de um Tatarigami, um demônio-deus da floresta, infelizmente ele acaba sendo vitima da maldição do Tatarigami. Para encontrar a cura que vai salvar sua vida, ele viaja ate as profundezas da floresta sagrada até chegar à vila Tatabara, uma vila que progride da extração do ferro e desmata a floresta lar de San (a princesa Mononoke) uma garota criada por lobos. A partir daí Ashitaka se vê em meio a uma guerra entre esses dois povos, e acaba tendo o ponto de vista dos dois lados.






A viagem de Chihiro (2001), a animação mais conhecida do Studio  talvez pelos seus dois prêmios, o Urso de ouro em Berlim e o Oscar de melhor animação. Conta a história de Chihiro, uma menina mimada cuja família acaba de se mudar para outra cidade, no meio do caminho eles encontram uma entrada escondida que os leva para uma espécie de parque de diversão abandonado, cheio de lojas e restaurantes com comidas ainda quentes e prontas. Os pais acabam se transformado em porcos por comer a comida, e Chihiro descobre que esta em outra realidade, terá que trabalhar para uma bruxa para recuperar os pais e lembrar a única coisa que não pode esquecer: seu nome. Ela começa essa nova fase da sua vida ajudada por Haku, Kamigi e Lin. Uma história fascinante e bem contada, cheia de mistérios e emoção.





O Castelo Animado (2004), de todas as animações que eu conheço do Studio  esse com certeza foi o que eu mais gostei. Conta a história de Sophie uma jovem de 18 anos sem auto-estima que trabalha em uma chapelaria, até o dia em que ela é ajudada por um mago famoso chamado Howl, que tem um castelo que caminha pela cidade. Depois desse encontro Sophie é amaldiçoada por uma bruxa e se torna uma velha, e tentando reencontrar a bruxa ela acaba entrando no castelo e convivendo com Howl como sua faxineira. A animação tem uma história bem complexa e personagens cativantes como o demônio do fogo Calcifer, o aprendiz de Howl uma criança chamada Mark e um espantalho que ela chama de cabeça de nabo e mostra vários aspectos dos valores e virtudes humanas.



Ponyo (2008), só posso dizer que é simplesmente fofa a história dessa animação. Conta a história de Ponyo, uma peixinha dourada rebelde que um dia se afasta muito do seu lar e fica presa em um pote de vidro. Ponyo é resgata por Sosuke que acaba ferindo a mão e é curado por ela. Depois de algum tempo o pai vem pega-la de volta, porem ela descobre que por ter provado sangue humano ela pode se tornar uma humana, e foge novamente para ficar com Sosuke. Uma história linda de amor e amizade.



Mas acreditem ou não, o Studio Ghibli não se limita apenas a fazer filmes épicos e clássicos, seus traços em animação partiram para um outro patamar em 2010 com o lançamento do jogo Ni No Kuni: Shikkoku no Madoshi para Nitendo DS e no final de Janeiro de 2013 com Ni no Kuni: Wrath of the White Witch versão exclusiva para PS3. Contando a história de Oliver um garoto de aproximadamente 10 anos, que tem a chance de trazer a mãe de volta ao mundo dos vivos se ajudar seu boneco chamado Drippy a salvar o mundo dele. O jogo é um RPG no melhor estilo, alem de ter um gráfico fascinante, é como se você estivesse assistindo uma animação jogável, é simplesmente espetacular.





Por tudo isso e muito mais os Studio Ghibli merece todo o mérito pelas histórias e animações que tornam a vida mais mágica e muito mais colorida. 

E para aqueles que quiserem sentir o “sabor” dessas aventuras, segue os links das animações: preparem-se para sorrir e chorar no mundo encantado da Ghibli.



Meu visinho Totoro, ou meu amigo Totoro



A princesa Mononoke


A viagem de Chihiro


O Castelo Animado

Ponyo



By Elanor

Leave a Reply

Deixe seu recado, ele é sempre bem vindo!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Mundo Aston - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -